20/11/2011 17:00
As inscrições serão feitas na secretaria do Diretório Acadêmico Josué de Castro e ocorrerão até o dia 05 de dezembro.
O candidato deverá estar regularmente matriculado no 4º período ou em séries superiores do curso de graduação em Medicina em uma das Instituições de Ensino Superior do Recife – PE no período de 2012.1.
Ou seja, todos que atualmente estão no 3º período ou período superior podem se inscrecer.
A taxa de inscrição será de 10 (dez) reais, que será direcionado para gastos em futuros projetos da Liga.
O Processo Seletivo/2012.1 da LCG-UPE será composto por duas fases:
a) 1.ª fase: aplicação de Prova Objetiva;
b) 2.ª fase: realização de Entrevista.
A prova objetiva terá caráter eliminatório, e a entrevista classificatório.
A Prova Objetiva será realizada nas dependências do Auditório Jayme Scherb, das 17 h às 19 h, no dia 09 de dezembro de 2011.
Os 20 (vinte) primeiro colocados da 1º fase irão se classificar para a 2º fase.
A Entrevista será realizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em lugar ainda a determinar, a partir das 14 h, no dia 16 de dezembro de 2011.
Ao fim da entrevista, a nota final será obtida a partir da soma da nota prova objetiva, que terá um peso de 60 (sessenta) por cento, com a nota da entrevista, que terá um peso de 40 (quarenta) por cento.
O conteúdo que será cobrado na prova objetiva é:
1. Preparação para o ato cirúrgico e Atos operatórios fundamentais
2. Instrumental cirúrgico e sua utilização
3. Fios e suturas
4. Pré e Pós-operatório
5. Complicações em cirurgia
6. Infecções em cirurgia
7. Noções básicas em anestesia
8. Metabologia cirúrgica
9. Nutrição em cirurgia
10. Vias aéreas definitivas
11. Venóclise e Acesso venosos centrais
12. Citostomia, Pericardiocentese, drenagem torácica e drenagem peritoneal.
13. Atendimento inicial ao politraumatizado.
A As referências bibliográficas que indicamos são:
1. Tratado de Cirurgia. Sabiston
2. ATLS
3. Caderno de resumos da LCG-UPE, onde estão resumidos parte das duas fontes anteriores. Clique aqui para baixar.
Clique aqui para baixar o edital